Doze hospitais públicos da região da Grande Florianópolis somam 273 leitos ativos de UTI. Desses, 157 estão ocupados (57,51%) na manhã dessa quinta-feira (27/8). De acordo com dados do governo do estado, dos pacientes em tratamento intensivo, 66 são de casos de Covid-19.
O governo do estado tem trabalhado para aumentar a quantidade de leitos junto aos municípios e conseguir a remuneração pelo Ministério da Saúde para custeio durante a pandemia. Na última semana, foram ativados os 10 primeiros leitos de UTI no Hospital Municipal Imaculada Conceição, de Nova Trento, cuja localização é estratégica e o reforço na unidade fundamental para o combate à pandemia.
O governo considera que a região de saúde da Grande Florianópolis está em nível de risco grave para o coronavírus. No boletim do governo, há 19,7 mil casos confirmados na região, o que não reflete a realidade. Os dados das prefeituras compilados pela associação de municípios Granfpolis mostram que as 22 cidades já têm mais de 28,5 mil casos, com 345 mortes pela Covid-19 até terça-feira (25).
Em todo o estado são 1.472 leitos de UTI pelo SUS, com ocupação geral de 73%. Proporcionalmente a região com mais ocupação dos leitos de UTI é o oeste, em 84,7%. Em números absolutos o planalto norte e nordeste catarinense têm 97 pacientes internados em UTI com Covid-19. Cinco regiões do estado são consideradas em nível gravíssimo de risco.