O Hemosc Florianópolis está recebendo pessoas recuperadas da Covid-19 que desejam doar plasma convalescente, um dos componentes do sangue. As doações serão utilizadas como terapia auxiliar para pacientes graves da doença do coronavírus.
Quando uma pessoa um vírus como o da Covid-19, seu sistema imunológico cria anticorpos, que são encontrados no plasma, para combater o vírus. Essa parte do sangue é chamada de plasma convalescente. Esse plasma pode ser doado a uma pessoa em tratamento, fornecendo mais anticorpos ao coronavírus e dando um impulso ao sistema imunológico.
Os critério para doação são que a pessoa nunca pode ter engravidado, ter mais que 18 anos, pesar acima de 60kg, ter exames ou diagnóstico laboratorial da Covid-19, estar saudável no mínimo há 30 dias e apresentar documentos pessoais.
O doador voluntário deverá se candidatar à doação preenchendo o formulário neste link. Após o preenchimento deverá aguardar o contato do Hemosc.
De acordo com o último boletim do governo estadual há ao menos 51 mil pessoas em Santa Catarina recuperadas da Covid-19.