Até esse domingo (19/7), o estado de Santa Catarina tem 9.082 casos ativos de coronavírus. O número é resultado de 53.336 pessoas que já pegaram o vírus, das quais 43,5 mil já se recuperaram.
Em julho houve uma aceleração nas infecção, quando os casos triplicaram: eram 13 mil em 1/6 e chegaram a 39 mil em 1/7. As mortes (685) acompanharam a tendência de alta nos casos. Agora, aparentemente o estado está em um platô, o que não significa que tenha estabilizado a curva.
Nesta segunda (20) iniciam novas medidas de restrição ao convívio para frear a pandemia no estado e achatar a curva. Os ônibus não circulam por duas semanas em sete regiões consideradas de altíssimo risco para a Covid-19. Retorno das aulas foram adiados. E outros tipos de aglomerações, como eventos sociais e esportivos, continuam proibidos.
Prefeituras e governo do estado continuam se reunindo para aumentar a oferta de leitos e manter a fiscalização das medidas restritivas. Na Alesc há uma reunião, às 14h, para debater esse enfrentamento da pandemia.
Ao longo da semana o governo estadual também deve ativar mais leitos de UTI nas regiões críticas. Na Grande Florianópolis, por exemplo, são aguardados mais 40 leitos para pacientes em tratamento de Covid-19. A região, de acordo com o governo de SC, tem registro superior a 6 mil casos de coronavírus.