O temporal provocado por um ciclone extratropical nessa terça-feira (30/6), ainda deixa 730 mil unidades consumidoras de energia elétrica sem o fornecimento na manhã desta quarta.
Os ventos, que passaram de 100km/h em algumas regiões do estado, derrubaram linhas e postes em menos de 10 minutos. As equipes da Celesc estão desde às 16h30 de terça fazendo os reparos emergenciais.
Na atualização da companhia no início da noite eram 1,5 milhão de unidades consumidoras sem energia elétrica em toda área de concessão, o que representa cerca de 50% das residências de Santa Catarina sem luz.
Todas as regiões do estado foram atingidas. Os prejuízos ainda estão sendo levantados pelas equipes regionais. Até às 7h30 desta quarta, os municípios com mais unidades sem energia eram Florianópolis (142.344), Lages (80.624) e Chapecó (64.559).
Segundo a Celesc, o cabo de fibra ótica da OI, que possibilita a comunicação de seus clientes com o Call Center da empresa, foi rompido.
A orientação permanece para que as pessoas fiquem em casa, evitem locais próximos às redes de distribuição e estruturas metálicas, não toquem em condutores no chão e os considerem energizados.
+ Vídeo: vendaval arranca telhado em Jurerê