Reunidos na noite dessa quarta-feira (3/6), a prefeita Adeliana Dal Pont, de São José, e os prefeitos de Biguaçu, Ramon Wollinger, e de Palhoça, Camilo Martins, discutiram com empresários sobre o retorno dos ônibus nos municípios.
O acordo foi para que as linhas de ônibus municipais e intermunicipais voltem a circular entre os três municípios a partir da próxima segunda-feira (8/6), mesma data estabelecida pelo governo estadual para reinício das atividades nesse setor, paralisadas em função da pandemia.
Regras sanitárias
Assim como no capital e outras cidades catarinense, o retorno dos ônibus em São José, Palhoça e Biguaçu terá regras sanitárias para evitar a propagação de mais contaminações de coronavírus. No total acumulado, os três municípios têm 315 casos; há ao menos 101 recuperados em SJ.
A circulação dos coletivos de segunda a sexta-feira terá horário de sábado. Aos sábados funcionará com horário de domingo, sendo que aos domingos não haverá ônibus. Também ficou resolvido que só será possível transportar 50% da capacidade dos ônibus e, para proteção da saúde, não será permitido o acesso de idosos. O uso de álcool gel e máscaras será obrigatório.
As administrações municipais irão acompanhar a retomada do serviço e reavaliar a situação pelos próximos 15 dias, observando os indicadores de saúde, para orientar e organizar a manutenção das linhas.
Em São José, a prefeita Adeliana informou ainda que motoristas e cobradores serão testados para Covid-19 e que as Secretarias de Segurança, Defesa Social e Trânsito e de Saúde têm a missão de acompanhar de perto o funcionamento do serviço. A prefeita ressaltou que todas as regras dessa retomada serão publicadas em decreto nesta quinta-feira (4).
+ Transporte coletivo volta em Florianópolis em 17 de junho