Em 24 de maio a Comcap deve reestabelecer outra parte da coleta seletiva, em Florianópolis. Na primeira fase, foi retomada a coleta de materiais recicláveis no Centro. Nessa segunda etapa, serão atendidos a maioria dos bairros, mas com roteiros encurtados e uma vez na semana.
Nas áreas centrais e continentais, onde a coleta de lixo ocorre seis vezes por semana, às quartas-feiras à noite passará a ser feita coleta seletiva.
Aos domingos, serão feitas tanto a coleta convencional quanto a seletiva no triângulo central compreendido entre a Mauro Ramos, Beira Mar Norte e Gustavo Richard, de modo que o usuário dessa região terá cinco coletas para rejeito e duas seletivas por semana.
Nos calçadões do Centro, a convencional e a seletiva permanecerão seis dias por semana, num total de 12 coletas.
Segundo a companhia, a coleta seletiva foi suspensa em 19 de março por conta do fechamento dos galpões de triagem da Grande Florianópolis em contenção sanitária relacionada à pandemia Covid-19. Municípios da região, porém, não cessaram o serviço.
Uso de compactadores
A Comcap, seguindo tendência mundial, usará em período de testes operacionais os caminhões compactadores também na coleta seletiva. Nesse novo modelo de coleta seletiva com compactadores, a Comcap orienta o usuário a separar o vidro para entrega voluntária nos Ecopontos e PEVs de Vidro. Na avaliação da direção da companhia, a utilização desses caminhões na coleta deve abranger 60% dos resíduos recicláveis produzidos em Florianópolis.
Segundo a autarquia, serão adquiridos cinco novos caminhões compactadores de grande porte, com câmbio automático, para a coleta seletiva. O sexto, para coleta seletiva de verdes (podas), já está na sede. Outros quatro equipamentos para coleta exclusiva de vidro e resíduos orgânicos chegarão nos próximos meses.
Neste link consta a tabela de coleta seletiva por bairro.