O governo estadual pretende anunciar neste sábado (11) mais flexibilizações nas atividades laborais. O isolamento social em Santa Catarina, porém, pode não ser igual para todos os municípios a partir da segunda (13/4).
A data foi recomendada pelo Ministério da Saúde como possivelmente um início de uma reabertura maior em todo o país, porém condicionada à estruturação do sistema de saúde para dar conta do aumento de casos de coronavírus.
Segundo o governador de SC, Carlos Moisés, o que o governo quer é liberar mais atividades “com muita responsabilidade”, sem criar aglomerações. “Se nós detectarmos que a reunião de público está acontecendo, o funcionamento do estabelecimento será suspenso”, diz o governador. A previsão de mais reaberturas não inclui shoppings e grandes unidades comerciais que atraem muitos clientes.
Ainda segundo Moisés os municípios mais populosos que apresentarem mais casos e que também tenham mais entradas por portos e aeroportos “medidas restritivas específicas poderão ser adequadas para esses municípios”.
+ SC tem 717 casos de coronavírus até esta sexta-feira (10) e coeficiente de incidência acima da média brasileira.
“Nós vamos entrar numa guerra, que ainda não começou. Nós assistiremos situações muito duras. O que a gente precisa fazer é mitigar as consequências da pandemia, dessa tragédia”, disse Moisés.
Serviço de mensagem
A exemplo do serviço já instalado na capital, o governo do estado a partir deste sábado também vai informar casos de coronavírus confirmados para quem morar até 200m de alguém que tenha positivado para o coronavírus. A mensagem alerta para cuidados com a higiene em casa e, se tiver que sair, usar a máscara.