Hospital de campanha em Itajaí com 100 leitos de UTI vai custar R$ 76 milhões

    O governo de Santa Catarina abriu nesta quarta-feira (8/4) um edital para contratação de um hospital de campanha com 100 leitos de UTI de alta complexidade.

    De acordo com o governador, Carlos Moisés, o hospital irá custar R$ 76 milhões, em seis meses de instalação – tempo previsto de duração da pandemia de coronavírus. O hospital temporário será instalado no pavilhão da Marejada, em Itajaí.

    Pelo edital, a contratação envolve um pacote completo: a empresa que vencer deve fornecer não apenas os equipamentos na UTI, bem como toda a equipe necessária. A escolhida no processo terá 30 dias para instalação da unidade hospitalar temporária.

    Publicidade

    “Vai descomprimir essa tensão que há na rede pública e privada e construir uma retaguarda de resposta”, disse Moisés em coletiva online nesta quarta (8/4).

    Após o fechamento do hospital de campanha, os equipamentos deverão ser transferidos para os hospitais da rede pública estadual.

    Moisés diz que a abertura de leitos e a preparação do sistema de saúde é a principal ação do governo para enfrentar a pandemia do coronavírus. Segundo o governador até esta quarta já foram adicionados 229 novos leitos de UTI à rede estadual, que conta atualmente com 1.037 unidades de tratamento intensivo,  entre neonatais, adultos e pediátricos.

    A meta é abrir 713 para enfrentar a pandemia. Haverá também o aluguel de leitos da rede privada. Segundo o governador esse método é mais rápido do que a criação de leitos. O governo também pretende investir no reforço da rede filantrópica.

    Ainda segundo Moisés, o estado não passou de 50% da capacidade da rede hospitalar para resposta à pandemia. O dado é um dos parâmetros que o Ministério da Saúde utiliza para recomendar reaberturas de atividades comerciais.

    SC tem até esta quarta-feira 501 casos confirmados do novo coronavírus e 17 óbitos por Covid-19.

    Publicidade