Voluntários buscam ajuda para reconstruir casas incendiadas no bairro Monte Serrat, em Florianópolis

casa destruída com entulho espalhado
Três residências foram destruídas por incêndio em 27 de março, deixando famílias desabrigadas; projeto busca reconstruir as casas - Divulgação/CSC

Em 27 de março três famílias bairro Monte Serrat tiveram a situação agravada, em meio à pandemia. Três casas localizadas em um mesmo terreno foram completamente destruídas por um incêndio. As três famílias foram abrigadas por familiares moradores da comunidade, que integra o complexo do Morro da Cruz, uma das regiões de maior vulnerabilidade social da capital catarinense.

Uma corrente de solidariedade logo foi formada para a arrecadação de alimentos, roupas e artigos de higiene, fortalecendo a campanha que já vinha sendo realizada pelo Instituto Vilson Groh (IVG), que está arrecadando fundos para a compra de cestas básicas e itens de higiene pessoal para distribuição nas comunidades de periferia da Grande Florianópolis.

Em paralelo, o Movimento Traços Urbanos abraçou a causa e criou um grupo específico para a reconstrução das casas que foram destruídas pelo incêndio. Assim nasceu o “Morada Monte Serrat”, sensibilizando e envolvendo arquitetos e urbanistas, engenheiros e outros profissionais, inclusive de fora do movimento, e organizações afins convidadas, como a Engenheiros sem Fronteiras – Núcleo Florianópolis. Além de empresas da construção civil que já formalizaram a doação de materiais de construção.

Publicidade

Uma campanha de arrecadação de fundos está sendo conduzida pelo Centro de Pastoral e Espiritualidade Nsa. Sra. do Monte Serrat, com a meta de arrecadar R$ 120 mil para a construção das casas. Até 2 de abril, R$ 11.138,58 já haviam sido arrecadados. Os valores estão sendo auditados pela Rede IVG – Instituto Pe. Vilson Groh. A execução das obras deverá acontecer em regime de mutirão.

Todo o processo é desenvolvido em conformidade com as determinações da prefeitura e a execução das obras somente serão iniciadas após a entrega do laudo de perícia pela Defesa Civil.

Como ajudar

Doação de alimentos:
Marlete Reis de Souza – (48) 98479-2706.

Doação de materiais de construção:
Tatiana Filomeno – tatiana@atelierdearquitetura.com.br
Maria Aparecida Cury Figueiredo – (48) 99982-3752

Doação de móveis:
Ana Trevisan – (48) 99961-7198

Doação em dinheiro:
Caixa Econômica Federal
Agência: 1078 operação: 013 (poupança)
conta: 43199-0
Titular: Centro de Pastoral e Espiritualidade Nsa. Sra. do Monte Serrat
CNPJ: 13.238.291/0001-00

Publicidade