Suspensa desde 19 de março por causa da pandemia, a coleta seletiva de Florianópolis não tem data para voltar.
Segundo comunicado do presidente da Comcap, Márcio Alves, por questões sanitárias as associações que recebem os resíduos e fazem a triagem estão fechadas para se evitar contágio por coronavírus e, assim, a autarquia não pode fazer essa coleta no momento. Ainda segundo Alves a indústria não está comprando o material.
A coleta convencional (rejeito) está sendo operada em Florianópolis nos dias e horários usuais. A coleta noturna foi antecipada das 20h para às 19h enquanto a seletiva estiver suspensa.
Apesar dos 12 dias sem coleta, a Comcap diz que o materiais recicláveis (papel, vidro, metal e plástico) ainda podem ser armazenados no domicílio, se limpos, dobrados e amassados para reduzir o volume.
Mas Alves diz que, se não for possível mais acumular os resíduos em casa, podem ser colocados para a coleta convencional, que serão destinados para o aterro sanitário de Biguaçu.
Em São José, município vizinho à capital, a coleta seletiva continua normal. De acordo com a empresa Ambiental, que tem a concessão do lixo na cidade, das 4 associações de triagem de resíduos sólidos regularizadas pela prefeitura, duas estão funcionando, e as outras duas foram fechadas porque não se enquadraram em serviços essenciais.