Seis ventiladores mecânicos (respiradores) que estavam sem uso no sistema municipal de Saúde de Biguaçu foram cedidos pela prefeitura para o governo do estado.
O empréstimo ocorreu na sexta-feira (27/3) e os aparelhos, necessários para se tratar os casos mais graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), foram enviados para incorporação nas UTI do Hospital Florianópolis, que é a unidade de referência no tratamento de Covid-19 na região metropolitana.
Segundo a Secretaria de Saúde de Biguaçu, a unidade de pronto atendimento (UPA) 24h, as ambulâncias do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) e o Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass contam com esses aparelhos em suas estruturas. Moradores de Biguaçu, além de terem esses equipamentos à disposição, também poderão ser encaminhados a outras unidades do Estado.
Em contrapartida pelo empréstimo, o governo estadual cedeu monitores multiparâmetros à UPA e firmará um convênio com repasse financeiro à prefeitura referente aos leitos de retaguarda no Hospital de Biguaçu.
A prefeitura de São José também fez a mesma contribuição para o governo estadual, cedendo dois respiradores da UPA de Forquilhinha para o Hospital Regional. Os respiradores, como já disse o secretário estadual de saúde, estão em falta no mercado internacional e custando de 4 a 5 vezes mais do que o normal.
+ São José, Palhoça e Biguaçu estendem decreto de quarentena