O transporte coletivo municipal de Florianópolis está com o horário normal mantido, apesar dos diversos cancelamentos e suspensões impostas na cidade diante da pandemia de coronavírus. No momento há três casos confirmados na cidade.
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, a demanda de utilização do transporte coletivo é monitorada, de forma a disponibilizar mais veículos nos horários de pico.
Higienização
Paralelo a essa inciativa, a SMPU, em conjunto com Consórcio Fênix e Cotisa, está reforçando desde a última semana, a quantidade de dispensers de álcool gel em todos os terminais, bem como a reposição dos mesmos. Os veículos que possuem sistema de ar condicionado já foram adaptados para que operem com as janelas abertas.
Além disso, a higienização dos ônibus que antes era feita na garagem, agora estão sendo feitas nos próprios terminais para que possa ser de forma mais ágil.
Orientação
A recomendação é de que pessoas acima de 60 anos evitem deslocamento através do transporte coletivo. O serviço para emissão de Credenciais e Autorização Especial de Trânsito, que permitem a utilização da vaga de idoso que era solicitada presencialmente, foi suspenso por tempo indeterminado, devendo ser solicitada pelo site da Prefeitura de Florianópolis.
Para quem ainda necessita do transporte coletivo para atividades diárias, a recomendação é que os passageiros utilizem a “etiqueta da tosse”. Ao tossirem ou espirrarem, a pessoa deve cobrir o nariz e boca com o antebraço e realizar a higienização com lenços de papel e álcool gel 70%.