O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, vai publicar um decreto ainda na tarde desta segunda-feira (16/3) que suspende todas as aulas da rede municipal em Florianópolis. O decreto também prevê a suspensão por 15 dias de aulas na rede privada, seja ensino infantil, ensino médio, universidades. A decisão foi tomada após reunião com o comitê de médicos da prefeitura que vem estudando resultados de ensaios do contágio do Covid-19 no mundo e no Brasil.
No domingo, o sindicato dos servidores de Florianópolis havia suspendido a greve anunciada para essa segunda, mas ao mesmo tempo questionando como se daria a continuidade das aulas, uma vez que o decreto assinado pelo próprio prefeito, na sexta (13), veta a reunião de mais de 100 pessoas em locais fechados. O prefeito dará mais explicações em entrevista coletiva às 16h.
Outras instituições de ensino, com a Ufsc e Ifsc, também cancelaram as aulas. No estado, Udesc e a rede estadual de ensino ainda mantém as atividades.
Nesta segunda, na parte da manhã, a prefeitura de Florianópolis também lançou oficialmente o serviço “Alô, Saúde”, em que pacientes podem fazer uma triagem prévia sem precisar se deslocar para unidades de saúde, evitando mais infecções e o esgotamento do sistema público. As ligações são gratuitas e podem ser feitas para o número 0800-333-3233. Há também atendimento pelo aplicativo “Alô Saúde Floripa”, disponível para iOS e Android. De acordo com a prefeitura, em apenas três horas de funcionamento nessa manhã, mais de 1,5 mil ligações foram feitas ao serviço para tirar dúvidas.
Até o momento são três casos confirmados de infecção por coronavírus na capital catarinense, de um total de 7 em SC.