A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, reuniu-se com o gabinete de crise, formado por secretários e a equipe da Saúde, na tarde desse domingo (15/3), para definir o plano municipal de ações de combate ao coronavírus em São José.
Além da suspensão de eventos na cidade e das atividades do Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), medidas já anunciadas na última sexta-feira (13), foi redigido um decreto que dispõe as medidas de emergência de saúde pública decorrente da infecção humana pelo novo Coronavírus (Covid-19).
O plano municipal de ações de combate ao Coronavírus estabelece:
1 – a instalação da Central de Triagem para atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios no Cati, com equipes médicas a partir desta terça-feira (17), das 7h às 19h.
2 – treinamento dos servidores que irão prestar o atendimento à comunidade na terça e quarta-feira (17 e 18). A prefeita Adeliana Dal Pont também solicitou que as equipes de saúde recebam rapidamente informações técnicas específicas para o combate ao Coronavírus, além de orientar a população sobre as medidas preventivas. “Considerando que logo as temperaturas começam a baixar, os riscos de se contrair a doença aumentam, por isso é preciso orientar as pessoas para que tomem cuidados, como evitar aglomerações, utilizar álcool gel para se proteger e lavar sempre as mãos com água e sabão”, diz Adeliana.
3 – a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, comunicou que a equipe já está se preparando para iniciar a vacinação contra Influenza, prevista para começar no próximo dia 23 para profissionais da saúde, idosos e profissionais da área de segurança. A vacinação contra a gripe é importante para garantir mais imunidade para os grupos de risco.
4 – as escolas e Centros de Educação Infantil mantêm o atendimento normalmente, pois ainda não há recomendações técnicas para a suspensão das aulas. Como medida preventiva, a comunidade escolar receberá informações referentes aos cuidados de higiene e de comportamento que podem evitar a contaminação tanto do coronavírus quanto outros vírus, como os da gripe.
5 – serão realizadas reuniões com empresas e instituições onde há grande aglomeração de público
6- a Vigilância Epidemiológica vai prestar orientação para as instituições de ensino privadas
7 – a Vigilância Sanitária vai reforçar as orientações nos estabelecimentos de comércio de gênero alimentício
8 – No caso de dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone 3278-1452.
Medidas preventivas
– Evitar contato pessoal: evite aperto mão, beijos e abraços;
– Realizar Higiene frequente das mãos: faça a lavagem das mãos com água e sabonete ou detergente liquido por pelo menos 40 segundos, quando não possível utilizar álcool 70%;
– Evitar contato com pessoas que estejam com febre e/ou sintomas respiratórios (tosse, falta de ar, catarro, nariz entupido ou coriza, olhos vermelhos ou dor de garganta);
– Utilizar a etiqueta para tossir ou espirrar (cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo). Se não houver lenço de papel disponível, tossir ou espirrar no antebraço;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como brinquedos, maçanetas, interruptores de luz, corrimão, celulares, bem como pisos e banheiros;
– Utilizar para limpeza de superfícies com solução de água sanitária (1 parte de água sanitária para 9 partes de água), com álcool 70% ou água e sabão.
– Evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas.