Uma situação tem incomodado diversos moradores de São José: as delegacias de polícia estão com excesso de veículos apreendidos. Os carros ficam em volta dos prédios e acabam ocupando as ruas e calçadas.
Na semana passada, a situação da 2ª DP, em Barreiros, foi denunciada nas redes sociais pelo vereador André Guesser (PDT), afirmando que era uma “vergonha” para o bairro. Guesser explica que depois de fazer a denúncia recebeu outros relatos de situações semelhantes nas outras DP da cidade.
A maioria destes veículos espera por decisão judicial para serem prensados. Porém, de acordo com o delegado Adalberto Luiz Safanelli, da Comissão Estadual de Leilão do Detran, o contrato do governo com uma empresa para prensar está emperrado. Na última licitação, a Gerdau, empresa que obtinha o último contrato, entrou com recurso na Procuradoria do Estado e o processo travou.
Safanelli explica que, por enquanto, o destino dos veículos é ficarem parados em volta das DP. “Depois que o contrato venceu, a licitação parou. Antes íamos por iniciativa própria transferir esses carros para a prensagem, mas agora deve levar de dois a três meses até a situação se regularizar”, diz o delegado.
NOVO PÁTIO
De acordo com a secretária de Segurança Pública, Defesa Social e Trânsito de São José, Andrea Pacheco, o município está também abrindo uma licitação para um pátio de destino de veículos apreendidos, tanto em operações de trânsito, quanto de fiscalização. O edital está aberto no momento, e em 19 de abril será conhecida a empresa que vai fornecer o novo local.
“Será uma concessão mais aberta. Antes só dispúnhamos de um local exclusivo para veículos apreendidos em operações de trânsito. Agora qualquer operação de fiscalização que resultar em apreensão, como quando um caminhão de entulho é flagrado irregular, poderá ser encaminhado para esse novo local”, diz a secretária.
Já a Secretaria de Segurança Pública do Estado tem em São José o pátio do almoxarifado do órgão para depositar os carros apreendidos que aguardam decisões judiciais. O local fica na Rua Álvaro Medeiros Santiago, bairro Areias, e está sempre lotado.
PRENSAGENS
No ano passado, a Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC contabilizou 19.529 veículos leiloados. Destes, 4.151 eram conservados e 15.378 sucatas. A arrecadação final foi de mais de R$ 20 milhões, beneficiando 124 municípios.
Os veículos com restrições judiciais que não podem ser levados a leilão, desde 2015 são submetidos ao processo de prensagem e encaminhados para a reciclagem, o que garante um fim ecologicamente correto. Nesse sentido, a Comissão contabilizou 1.168 veículos prensados em 2017, gerando 423,94 toneladas de material ferroso e uma arrecadação de R$ 80.548,70.