Três homens foram presos e um morreu na manhã desse domingo (15/3) em operação para prender uma quadrilha que assaltava bancos e ônibus de excursões de comerciantes no Paraná e Santa Catarina na modalidade “novo cangaço”.
Policiais do Bope, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil e integrantes do Gaeco participaram da ação, que teve mandados de prisão em Blumenau, Indaial e Gaspar.
A investigação foi encabeçada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), do Ministério Público estadual, que aponta que o grupo era responsável por grandes assaltos nos dois estados, dentre eles o roubo ao Bradesco de Blumenau, em 6 de setembro de 2019, o roubo a Caixa Econômica Federal de Piên (PR), em 8 de novembro, o roubo ao Banco do Brasil de Vidal Ramos (SC), em 4 de dezembro, além de outros grandes assaltos contra excursões de comerciantes.
Uma grande quantidade de armamento foi apreendida em uma casa no bairro Testo Salto, em Blumenau. Ali, foram apreendidos seis fuzis, diversas munições de grosso calibre, incluindo calibre .50, coletes balísticos, explosivos (dinamite), uma pistola, revólver e grande quantidade em dinheiro.
Segundo o Gaeco, acredita-se que outro grande roubo foi evitado, uma vez que os criminosos estavam se articulando nos últimos dias e o grande arsenal foi encontrado em prontas condições de uso, com carregadores municiados e armas já carregadas. No momento, o local foi isolado para retirada dos explosivos e posteriormente realização de perícia.
Um dos assaltantes foi morto pelo Bope após reagir à ordem de prisão. Segundo o Bope, a integração entre todas as agências novamente mostrou excelente resultado em Santa Catarina, enraizando a eficiência de todos os órgãos nas ações de investigação e inteligência, bem como nas ações táticas desenvolvidas.