SC tem cinco casos confirmados de Covid-19 e governo inicia contingências

    governador com demais secretários em bancada com telão ao fundo escrito
    Governador Carlos Moisés concede entrevista coletiva neste sábado sobre ações para conter o avanço do Covid-19 em Santa Catarina - Clovis Perozin/SDE/Divulgação/CSC

    O Governo do Estado confirmou mais dois casos de Coronavírus (Covid-19) em Santa Catarina. Os dois novos casos são de Rancho Queimado – um homem e uma mulher estiveram no exterior e no retorno manifestaram os sintomas. De acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Saúde neste sábado, Santa Catarina agora tem 85 casos suspeitos, 5 confirmados e 39 descartados.

    “O Estado tem um plano de contingência para todas as situações, temos inclusive condições de fechar todos os acessos ao Estado em poucas horas se for preciso. O importante agora é não entrar em pânico e que as pessoas, ao apresentarem os sintomas, busquem as unidades básicas de saúde que farão o devido direcionamento. Os hospitais e UPAs serão utilizados para casos emergenciais”, destacou o governador Carlos Moisés em coletiva de imprensa neste sábado (14/3) na sede da Defesa Civil, onde funciona o centro de operações de emergência.

    Após reunião com os secretários do Estado, o governo fez uma série de definições, entre elas estabeleceu o cancelamento de todos os eventos públicos do Executivo Estadual e suspensão da participação do poder público Executivo Estadual em viagens interestaduais e internacionais. As definições são parciais. O governo ainda vai publicar, na segunda-feira (16), um decreto com todas as normativas e medidas restritivas.

    Publicidade

    “Não vamos intervir nos eventos privados, mas sugerimos que as pessoas deixem de ir a locais de grandes aglomerações, principalmente os grupos de maior risco, que são os idosos e pessoas com doenças crônicas. Estamos avaliando os eventos caso a caso”, destacou o secretário da saúde, Helton de Souza Zeferino.

    O secretário da saúde também reforçou orientações importantes à população. Caso o paciente apresente os sintomas de coronavírus, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde. Lá os agentes de saúde farão o devido encaminhamento, se necessário, e darão as orientações ao paciente.

    Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, que é gratuito, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

    + Ufsc e Udesc suspendem formaturas; Alesc suspende eventos e mantém sessões

    Publicidade
    COMPARTILHAR