Riscos do consumo exagerado do sódio

saleiro caído de lado com uma pequena porção de sal na mesa

Durante esta semana, o mundo inteiro realiza ações de conscientização do consumo de sódio. No Brasil, o consumo médio de sal é de 9 gramas por dia – quase o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que é de 5g.

O consumo em excesso desse nutriente é um fator importante para a elevação da pressão arterial, que, por sua vez, aumenta os riscos de doenças cardiovasculares que mais matam no Brasil: infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

A hipertensão arterial tem ação silenciosa e nos últimos anos vem crescendo cada vez mais entre crianças e adolescentes, faixa dos 3 aos 18 anos de idade. Esse aumento de jovens hipertensos pode ser explicado pelo crescimento da obesidade em todo o mundo, devido ao sedentarismo e hábitos alimentares inadequados.

Publicidade

Além da fonte de sódio mais comum, que é o sal de cozinha, os alimentos ultraprocessados são grandes vilões na contribuição para o aumento da pressão arterial.

Como manter a ingestão em nível saudável

Diminua o consumo de alimentos industrializados como presunto, linguiça, salsichas, alimentos prontos como lasanhas, pizzas e sanduíches congelados, enlatados e conservas como milho, ervilhas, azeitonas, pepino, palmito e etc.

Compare os rótulos de produtos de diferentes marcas e opte por produtos com menor teor de sódio;

Fique atento à quantidade de sal que adiciona no preparo das refeições (use sal de ervas em substituição ao sal refinado);

Evite manter o saleiro na mesa para não cair na tentação de colocar mais sal na comida.

Receita de sal de ervas

Ingredientes:
1 colher (sopa) de alecrim desidratado;
1 colher (sopa) de salsinha desidratada;
1 colher (sopa) de manjericão desidratado;
1 colher (sopa) de orégano desidratado;
1/2 xícara (chá) de sal de cozinha.

Modo de preparo: Adicione todos os ingredientes em um liquidificador ou mixer e bata até ficar tudo bem misturado. Armazene em recipiente de vidro tampado e utilize em até 20 dias após a preparação.

Nutricionista Ariana Pontes
CRN10/7497
@arianapontes.nutri

Publicidade
COMPARTILHAR