PRF inicia campanha para reduzir acidentes de moto na Grande Florianópolis

    moto com baú batida e amassada apoiada na mureta de concreto da br 101 com uma fita zebrada por cima
    Objetivo da Operação Motovida é reduzir acidentes envolvendo motos na Grande Florianópolis – apontada como o trecho mais perigoso do Brasil – para reduzir o número de feridos e mortos - PRF/Divulgação/CSC

    Com objetivo de reduzir os acidentes envolvendo motos, a Polícia Rodoviária Federal inicia nesta segunda-feira (2/3) a Operação Motovida na Grande Florianópolis, com ações de fiscalização, melhoria da sinalização e educação para o trânsito.

    As ações serão direcionadas para a BR 101 e BR 282, nos trechos que cortam a região metropolitana da capital. A operação se estenderá até o final do ano de 2020, mas sofrerá avaliações bimestrais.

    Um estudo nacional da PRF de 2017 analisando os acidentes, feridos e mortos nas rodovias federais mostrou que a Grande Florianópolis tem os dois “piores” trechos do Brasil e outros dois que ocupam o 18º e o 22º lugar, em termos de volume de ocorrências.

    Região mais perigosa
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    O 1º lugar na lista de trechos mais perigosos de rodovias federais são os 10 km da BR 101 que cortam São José. O 2º é o trecho contínuo, do km 210 ao 220, entre São José e Palhoça. No 18º lugar, a BR 101 entre SJ e Biguaçu, e no 22º, a Via Expressa (BR 282), entre SJ e Florianópolis.

    A PRF analisou que os acidentes ocorridos na BR 101 entre os km 190 (Biguaçu) e 220 (Palhoça) no ano de 2019 revela que as motos tiveram grande participação nos acidentes ocorridos nesse trecho. Dos 1.303 acidentes, em 835 deles havia motos envolvidas (64%). Dos 1.413 feridos, 934 eram ocupantes de motos (66%). Dos 29 mortos, 9 eram ocupantes de motos (31%).

    Na Via Expressa (BR 282), os dados mostram que dos 218 acidentes registrados em 2019 no trecho de 6 km, em 167 deles havia motos envolvidas (76%); dos 231 feridos, 194 eram ocupantes de motos (84%); e dos 4 mortos, 3 eram ocupantes de motos (75%).

    A corporação analisa também que, independentemente de quem é a culpa pelos acidentes – se dos próprios motociclistas ou outros condutores – quem anda de moto é a “parte frágil” do sistema.

    Ações e orientações

    Para tentar reduzir esses índices, a campanha da PRF será de conscientização, fiscalização e sinalização. Uma das primeiras orientações é de que os veículos lentos devem transitar pela faixa da direita. A sinalização neste sentido será reforçada e a PRF diz que os veículos que desobedecerem a regulamentação serão autuados. Outras orientações da campanha:

    • Todos os veículos devem sinalizar quando forem realizar mudança de faixa, porque esta é uma das causas de acidentes com motos.
    • Todos os veículos devem transitar com o farol aceso nas rodovias, inclusive de dia.
    • Os motociclistas deverão usar capacete afivelado e com a viseira fechada.
    • O transporte de crianças menores de 7 anos é proibido nas motos.
    • A circulação pelo corredor só poderá ocorrer quando o trânsito estiver congestionado, ou seja, muito lento ou parado, e houver condições de segurança para o motociclista transitar pelo corredor em velocidade compatível com a situação.
    • A ultrapassagem pelo acostamento e pela direita (“costurando”) é proibida.
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