Imunidade X alimentação

colheres com porções em pó de cúrcuma e gengibre sobre a mesa
Cúrcuma e gengibre são alimentos com propriedades anti-inflamatórias - Divulgação/CSC

O surgimento de um novo vírus que está se disseminando de forma rápida tem deixado pessoas do mundo inteiro preocupadas, pois, como já sabemos, ainda não existe vacina que possa combatê-lo.

O nosso sistema imunológico é a principal defesa do corpo contra agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias e até mesmo certos parasitas, por isso estar com o sistema imunológico fortalecido pode reduzir bastante as chances de ser infectado.

A forma mais eficaz para fortalecer o sistema imune é através da alimentação, pois as deficiências nutricionais podem diminuir a capacidade do nosso sistema imune de reagir e nos proteger.

Publicidade

Os alimentos ricos em vitaminas e minerais (frutas, verduras, vegetais, oleaginosas, sementes), alimentos considerados anti-inflamatórios e antioxidantes quando consumidos regularmente e em boa quantidade podem ajudar a fortalecer o sistema imune.

Abaixo, exemplos de alimentos essenciais para incluir no dia a dia.

Anti-inflamatórios: alho, cúrcuma, gengibre, peixes fontes de ômega 3 (sardinha, atum, salmão), oleaginosas (nozes, amêndoas, castanha do Pará), que são boas fonte de zinco, um mineral essencial para um bom funcionamento do sistema imune.

Antioxidantes: frutas roxas e vermelhas (uva, mirtilo, amora, framboesa, morango).

Frutas cítricas que possuem vitamina C: kiwi, limão, laranja, tangerina, abacaxi, acerola.

Dê preferência sempre por comer o alimento e evite o uso de suplementos encapsulados, pois a biodisponibilidade de um nutriente é bem maior no alimento, então quanto mais colorida for sua alimentação, mais rica em nutrientes será.

*Obs: as informações compartilhadas aqui não substituem um acompanhamento profissional.

Nutricionista Ariana Pontes
CRN10/7497

Instagram: @arianapontes.nutri

Publicidade
COMPARTILHAR