Pequeno foco de incêndio é controlado no Parque do Tabuleiro

fumaçã ao longe em vetação de banhado com pinus
Região do parque no sul de Palhoça é historicamente alvo de incêndios criminosos; IMA ainda estuda a colocação de câmera - Arquivo CBM-SC/Divulgação/CSC

Os bombeiros militares evitaram mais um incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro, nessa terça-feira (24/12). Com deslocamento de uma viatura, os agentes rapidamente controlaram um foco na região da Estrada Evádio Paulo Broering, na Praia da Pinheira, em Palhoça. O tempo seco dos últimos dias e o vento de que sopra forte nessa terça são elementos que podem fazer com que o incêndio tome proporções maiores. O local, próximo à subestação de energia elétrica, foi onde começou um dos grandes incêndios que atingiu a área do parque na Baixada do Maciambu em setembro, com condições atmosféricas similares.

Ainda no início desse mês uma outra área do parque, com vegetação menor, foi incendiada, às margens da BR 101. Com essas ocorrências, somente nesse ano foram queimados cerca de 937 hectares do parque na região sul de Palhoça.

Nessa semana, em entrevista coletiva, o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) afirmou que não há definição sobre as câmeras de segurança em volta da região do parque na baixada. Essa era uma das medidas para tentar conter a onda de incêndios criminosos. A ideia que se imagina agora, segundo técnico do IMA, é colocar uma grande torre no meio do parque, que tenha alcance integral da região entre Pinheira, Guarda do Embaú, Praia do Sonho e Maciambú, vigiando o perímetro.

Publicidade