5G chega a Florianópolis em julho

Os representantes das operadoras de telefonia móvel garantiram a data para a Alesc

Os representantes das operadoras de telefonia móvel Tim, Vivo, Claro (que assumiu os clientes da Oi em Santa Catarina) e Unifique garantiram na tarde desta quarta-feira (20/4), durante reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa, que a partir de 31 de julho, Florianópolis será uma das primeiras capitais do Brasil a implantar a internet de dados móveis 5G.

Para isso, até o final de junho devem ocorrer a edição de decreto regulamentando a implantação de seis estações rádio base (ERBs) e a limpeza da faixa de 3,5 GHz (uma das frequências da internet), que consiste em fazer uma migração das pessoas que usam TVs via antenas parabólica antigas para uma banda superior (Ku), como aquelas ofertadas por antenas parabólicas menores.

O presidente da comissão, deputado Jair Miotto (União), comemorou o resultado positivo da reunião e destacou o fato do estado ser um dos primeiros a aderir à nova tecnologia. “A Alesc e a comissão são preponderantes neste processo de implantar o 5G no estado, à medida que conseguimos reunir todos os atores deste processo. Hoje, conseguimos algo inédito, a reunião destes representantes que garantiram a implantação da nova tecnologia. Com esse consenso, as coisas andam, e tudo está alinhado para que até 31 de julho tenhamos o 5G em Florianópolis.”

Publicidade

Haverá nova reunião com o grupo de operadoras e com representantes da empresa criada para troca das antenas parabólicas em 9 de maio, a partir das 13 horas, no auditório da Acate e outra em junho, na Alesc.

Publicidade
COMPARTILHAR