Na noite desta quinta-feira (18), policiais rodoviários federais e policiais militares resgataram na BR-282 em Palhoça 40 pássaros silvestres. As aves, que são protegidas por lei, são da espécie trinca-ferro (39 animais) e um azulão e eram traficadas no porta-malas de um automóvel com placas de Santo Amaro da Imperatriz de forma cruel, com pouca circulação de ar, sem água e sem comida.
O condutor, de 27 anos, disse que capturou as aves no planalto norte de Santa Catarina. Ele já havia sido detido no início do ano por tráfico de animais, quando foi flagrado transportando mais de mil tartarugas que seriam vendidas no comércio clandestino. O homem foi levado à Delegacia de Polícia em Palhoça onde vai responder por caçar espécies nativas da fauna silvestre (artigo 29 da Lei de Crimes ambientais) e logo em seguida liberado.
Os pássaros foram entregues à Polícia Militar Ambiental para posterior devolução à natureza. Eles constam na lista de espécies ameaçadas devido ao tráfico e só podem ser criadas em cativeiro com autorização do Ibama.
+ Lei aumenta multa para quem pratica maus-tratos contra animais em SC