Aplicação de 2,3 mil testes em três bairros de São José identificam 395 casos de coronavírus

Três ações de testagem em locais de São José foram a estratégia recente da prefeitura e secretaria municipal de saúde para identificar possíveis casos de coronavírus em regiões com maior incidência – Forquilhas, Barreiros e na Ocupação Contestado, essa uma área de vulnerabilidade social.

Durante a ação foi realizado um total de 2.332 mil testes, dos quais 395 tiveram resultado positivo e 68 testes PCR ainda aguardam resultado. Foram positivadas para o coronavírus 21 pessoas no Contestado, 160 em Alto Forquilhas e 214 em Barreiros.

“Os dados deste trabalho são importantes para que possamos realizar um mapeamento dos casos e definir novas estratégias para conter a transmissão da Covid-19 em São José”, explica a prefeita, Adeliana Dal Pont.

Publicidade

Foram aplicados os testes rápidos nas pessoas assintomáticas e feito o teste PCR nos moradores com sintomas respiratórios. As pessoas que testaram positivo durante a ação foram orientadas a fazer o isolamento social e são monitoradas pelas equipes de saúde do município.

Ocupação Contestado

No Contestado foram 242 testes, com 21 resultados positivos para o coronavírus, sendo 18 moradores sem sintomas e três com sintomas respiratórios.

Alto Forquilhas

Em Forquilhas, a ação teve como foco os moradores do Alto Forquilhas e os testes foram feitos em dois dias em uma estrutura montada no CEM Santa Terezinha. No primeiro dia, foram realizados 380 testes e, desse total, 358 foram testes rápidos com 70 resultados positivos e 22 testes PCR que ainda aguardam resultado. No segundo dia, foram 417 testes, sendo 403 testes rápidos com 90 resultados positivos e 14 testes PCR.

Barreiros

Já em Barreiros, o trabalho de testagem foi realizado nesta terça e quarta (1 e 2), no Centro Universitário Estácio de Sá. No primeiro dia foram realizados 601 testes, sendo 87 com resultado positivo e 14 testes PCR. No segundo dia, foram realizados 692 testes no total, com 127 resultados positivos e 18 testes PCR.

close em mãos de profissional de saúde aplicando teste na ponta do dedo de uma pessoa sobre uma mesa; profissional de saúde usa luvas e mangas compridas; não é possível saber seu gênero; materiais em cima da mesa
Testagem focou em três áreas de maior incidência do coronavírus em São José – Secom/PMSJ/Divulgação/CSC

Testagem normal continua

Além da ação nos bairros, a Prefeitura de São José continua realizando os testes em moradores do município no Cati, no Centro Mulituso, na UPA e nas unidades de saúde. No Cati funciona o Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios, com equipes médicas das 7h às 19h, para o atendimento da população.

Dúvidas e orientações podem ainda ser acessadas por meio do serviço São José Saúde (0800 648 7878) onde o paciente conta o atendimento da equipe que faz a avaliação e encaminhamento para o Cati, UPA 24h e serviços hospitalares quando necessário. Outra opção é o atendimento pelo PA Digital, com a Robô Laura, no site da prefeitura -.

Publicidade